Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

As Fronteiras da Física

Até onde podemos ir com nossas explicações teóricas? Essa é a pergunta que ronda a cabeça de qualquer físico teórico em todos os lugares do mundo. Não é novidade que a física, sendo a mais fundamental das ciências, tem como objetivo entender como a natureza funciona. Mas isso nao pode ser confundido com: explicar a natureza.

Entender como a natureza funciona é um papel fundamental para a raça humana. Com o passar do tempo, o homem foi entendendo como a natureza funciona e com isso sua vida foi se tornando mais fácil e cômoda. Quantas semanas o ser humano precisou, para perceber que a temperatura na sombra é menor que em uma área totalmente iluminada pela luz do sol? Quantos anos a humanidade precisou para descobrir que a carga elétrica em movimento gera um campo magnético? Ambas as descobertas contribuíram para o desenvolvimento humano, e ambas foram descobertas de como a natureza funciona. Então, fica claro, que quanto mais o homem conhece a natureza, mais ele facilita sua vida. Quantos anos o homem demorou para descobrir que em processos espontâneos o grau de desordem é sempre crescente? A fonte sempre tem entropia positiva. Essa descoberta pode parecer inútil para a maioria das pessoas, mas foi graças a ela que podemos saber qual a máxima eficiência de um ar condicionado, de um motor de um carro, entre outras maquinas que operam em ciclos térmicos.

Porem, existe sempre a pergunta: "Até quando podemos conhecer a natureza?" Nós não podemos explicar o funcionamento da natureza, isso porque, a física modela a realidade  com suas teorias, procurando leis que tenham validade em todas as situações para os fenômenos da natureza, mas a realidade existe muito antes de a modelarmos, por isso não podemos explicar como a natureza funciona. Podemos, apenas, descreve-la, e isso já é de grande utilidade para o homem, e como dito antes, serviu para vários avanços na forma de vida do mesmo. A verdade é: "Vai sempre existir um porque que você não sabe o porque." Então vem a crença de cada um, na qual, deixo bem claro, a Física não interfere.

Um exemplo: Sabemos que a força resultante em um corpo, com massa significativa, viajando em velocidades bem inferiores a da luz, vale a taxa de variação do seu momento linear com relação ao tempo. Porem não sabemos explicar porque a natureza funciona desse jeito. Apenas sabemos que ela funciona desse  modo, e o conhecimento dessa característica da natureza permitiu a humanidade construir a ponte golden gate, do mesmo modo que permitiu a própria natureza construir o grande canyon. 


A física, então, tem como objetivo descobrir as leis fundamentais da natureza. O porque delas serem do modo que são, não é uma tarefa da física. É claro que podemos ter leis, que hoje, acreditamos que sejam fundamentais e mais tarde, venhamos a descobrir que essas leis, na verdade derivam de outra, mais fundamental.

Não sabemos ao certo, quais são as regras da natureza, não sabemos até que ponto podemos chegar, não sabemos se oque chamamos de fundamental é fundamental, mas temos certeza: O conhecimento das regras da natureza sempre vai facilitar a vida humana.

A pergunta que fica é: Com todo esse conhecimento a física vai continuar sendo importante?

SIM, É CLARO!!!

Um comentário:

  1. Pode ser objetivo da Física descrever a natureza sem explicar as razões de a mesma ser como é, no entanto é da natureza do homem querer saber as razões de todas as coisas, se não for da natureza de todos os homens, ao menos dos curiosos é. Essa curiosidade é o que faz com que a Física, bem como as outras ciências, seja sempre importante, pois as pessoas sempre estarão curiosas para entender as razões, portanto, sempre buscarão respostas, e mesmo que não encontrem a razão podem encontrar a lógica da coisa, saber como funciona, como você mesmo disse isso já é de grande importância. Enfim, adorei o texto! rs

    ResponderExcluir